segunda-feira, 25 de julho de 2011

REDE KIDS E JUVENIS - 2º SEMESTRE/2011

AOS PAIS, NOSSO ALVO É:

MOSTRAR QUE DEUS QUER SER CONHECIDO PELOS PAIS, FILHOS E NETOS. DEUS QUER QUE AS CRIANÇAS O CONHEÇAM DESDE PEQUENAS E, QUANDO FOREM ADULTAS E TIVEREM FILHOS, ENSINEM SEUS FILHOS

A RESPEITO DE DEUS.

Maiores detalhes do nosso encargo e Ministério com crianças e Juvenis no blog:

sábado, 23 de julho de 2011

Palavras da Célula 4º semana de julho 2011 (26 à 30 de julho)

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células. Como desenvolver relacionamentos na célula. (26 à 30 de Julho).
Introdução:

O padrão da nossa igreja não é seguir os princípios de uma denominação, ou simplesmente copiar outra igreja, o padrão da nossa igreja é viver Atos 2.42-47(Leia). Esse é o nosso referencial, esse é o nosso modelo, esse é o nosso padrão. A única visão que nos interessa é a que está em Atos 2.42-47.

Sei que estamos longe, mas estamos lutando para ficar cada vez mais parecidos com a Palavra. Igreja em células não é um modismo, nem o último vento de doutrina que apareceu no mundo. Somos uma igreja em células por convicções claras e firmes. Quando você fala que é uma igreja em células, você está dizendo que quer ser como a igreja primitiva era. Tem gente que pensa que a reunião de célula acontece somente uma vez por semana. Quem pensa assim está bem longe de entender o que é visão celular. A reunião da célula é apenas 40% da visão celular.

Até aqui muitos têm pensado que a função das células é apenas a multiplicação, mas é muito mais que isso.

Apesar de a célula ter muitas funções, queremos destacar cinco destas funções que em nossa opinião são indispensáveis para a existência de uma Célula.
Cinco funções da célula:

1. Evangelismo e Integração;

2. Pastoreamento e Discipulado;

3. Comunhão;

4. Treinamento de novos Líderes;

5. Crescimento e Multiplicação.

Se pudéssemos resumir a igreja em duas palavras seria: INTIMIDADE COM DEUS e RELACIONAMENTOS SADIOS UNS COM OS OUTROS.

Unidade verdadeira
1. Princípios de se tornar um (Leia At. 2.46).
•Perseveravam: demonstra compromisso e seriedade com o plano de Deus de se tornar um.
•Alegria: demonstra prazer e gozo na unidade, em estarem juntos.
•Singeleza: Simplicidade de visão!

2. Resultados de se tornar um (At. 2:42-47)
•Mais milagres; vs. 42-43
•Ajudar as pessoas necessitadas; vs. 44-45
•Construir relacionamentos fortes; vs. 46
•Atrair o povo para Jesus; vs. 47.
3. Como nos tornar um? A Visão do Purê de Batata: A comunhão é fundamental para a saúde da sua célula. A Célula não pode ser como um saco de batatas aonde não existe unidade (somente união); ela tem que ser um purê de batata aonde as batatas foram amalgamadas de tal forma que é impossível separar uma da outra. Quando a Célula põe em prática a visão do “Purê de Batata” ele sempre se tornará uma Célula atraente e gostosa de participar.
Há dois tipos de células: Saco de batatas x Purê de batatas.

1) Saco de batatas (só ter as batatas não resolve!):
•Estão juntas, mas não se misturam: o grupo é disperso e as pessoas egoístas;
•São cruas e duras: os membros não crescem e nem expressam o amor de Deus;
•Têm cascas e são ruins demais: As pessoas não são verdadeiras e não tem o sabor do Evangelho.
2) Purê de batatas (como fazer o purê?).
•Colocar Água (Palavra de Deus) na panela; (Isaías. 55:11)
•Colocar a panela no Fogo (Espírito Santo)
•Retirar as cascas da batata (quebrantamento e arrependimento)
•Amassar e misturar as batatas. (Atos 2:44).
•Conservar o purê para evitar que azede (atmosfera de confiança e transparência na célula).

Conclusão: O segredo da célula ser um “Purê de Batata” gostoso e atraente é trazer e envolver as novas pessoas, sejam elas já da igreja ou novas convertidas. Todos os membros da célula devem ter um coração muito aberto a se envolver com os visitantes e os irmãos da sua célula e de outras células também. Já que queima no coração de cada participante o desejo forte de expandir o Reino de Deus através do crescimento e multiplicação da célula, uma atmosfera extrovertida permeia o “Purê de Batata” e assim acelera a integração de novas pessoas com muita facilidade.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO
1) A sua célula é um “Purê de batatas”?
2) O que falta acontecer para que ela se torne um Purê?
Ministração: Ore uns pelos outros, depois o líder ora por toda a célula para que ela seja cada vez mais unida e assim seja saudável para atrair novas pessoas a Cristo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Palavras da Célula 3º semana de julho 2011 (19 à 23 de julho)

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células. Sendo um Nazireu Consagrado a Deus. (19 ou 23 de Julho).
Leia Números. 6.1-8.

INTRODUÇÃO: A palavra nazireu significa “consagrado”.

Consagração é estar a disposição de Deus, o consagrado é alguém que vive separado, pode-se pensar que separado é estar num quarto e ficar ali, mas de acordo com a Bíblia é não estar misturado, existe uma grande diferença entre estar num quarto sem se comunicar com ninguém, a estar no meio de pessoas e não se misturar à elas, a suas práticas, comportamento e pensamentos, mas manter-se puro para Deus, puro de pensamentos, sentimentos, nas intenções e no propósito de Deus.

A pessoa consagrada é aquela que resolveu separar-se e dedicar-se ao Senhor não cabendo-lhe mistura alguma.

O consagrado decide “hoje” o que irá viver na eternidade, não visando somente o que vê, mas o seu “hoje” está completamente inserido na eternidade onde Cristo está. Em meio ao povo de Deus existe uma classe especial, têm aqueles que crêem no Senhor Jesus, outros que buscam, outros que se intitulam filhos de Deus ou que nasceram da água e do Espírito e fazem parte do povo de Deus. Esse povo já é um povo separado do mundo agora entre esse povo de Deus existe uma classe especial, a Bíblia não chama de apóstolos, não chama de profetas, nem de evangelistas, nem de pastores, nem de mestres, mas chama-os de Nazireus.
CARACTERÍSTICAS DOS NAZIREUS:
1 - Não podiam tomar vinho:
Na Palavra de Deus, o vinho simboliza a alegria e o prazer. Jesus realizou o primeiro milagre transformando água em vinho, para mostrar que o propósito principal de sua obra seria o de transformar a vida natural do homem - tal como a água: inodora e insípida - numa vida plena e abundante, o apóstolo Paulo compara o enchimento do Espírito Santo com a embriaguez com vinho (Ef 5.18). Esta é a razão por que um nazireu não bebia vinho: para mostrar que o seu maior prazer e deleite era a pessoa do Senhor. Um nazireu renunciava todo o prazer e deleite carnais, a fim de consagrar-se inteiramente ao Senhor. Do mesmo modo, a nossa consagração perde o sentido se não estiver baseada no amor e no prazer de andar em sua presença. Sem essa motivação torna-se simplesmente um ato religioso ou legalista.
2 – Não podiam cortar o cabelo: O cabelo do nazireu era um sinal notório de sua chamada. O apóstolo Paulo, discorrendo sobre o uso do cabelo comprido, esclareceu: “para o homem, é vergonhoso ter o cabelo comprido; mas, para a mulher, é um sinal de submissão” (1ª.Cor 11.10,14). Esses dois aspectos também são aplicados a nós, de um lado, a consagração ao Senhor, para muitos, é motivo de vergonha e zombaria; de outro lado consagração expressa a nossa submissão e o reconhecimento do senhorio de Jesus Cristo sobre nós. O cabelo comprido do nazireu era o sinal mais evidente de sua consagração, porque expressava sua submissão e obediência A nossa consagração ao Senhor sempre envolverá a disposição para sofrermos afrontas e zombaria e nos submetermos completamente a Deus.
3 – Não podiam tocar em cadáver algum: Ser consagrado ao Senhor é mais que rejeitar o pecado, ou a carne. Ser consagrado ao Senhor é rejeitar tudo o que estiver impregnado pela morte. No mundo espiritual, temos três inimigos e cada um deles opõe-se a uma pessoa da Divindade.

O diabo se opõe a Cristo (Mt. 4:1-10),

A carne faz guerra contra o Espírito (Gl 5:17)

e o mundo se opõe ao Pai (I Jo 2.15-17). O mundo e tudo o que nele há, é morte diante de Deus.
NAZIREUS PESSOAS ESPECIAIS PARA UMA MISSÃO ESPECIAL:
- Samuel (I Sm 1.10-11): Na época de Samuel a Bíblia diz que a palavra do Senhor era rara, porque o povo daquela época, que era um povo de Deus, era misturado com o mundo, os sacerdotes eram misturados com o mundo. Deus precisava de um Nazireu, mas não havia uma única vida na terra naquela época que podia fazer aquilo que Deus queria, porque não eram consagrados a Deus. Deus permitiu tudo na vida de Ana, para então surgir um Nazireu, Samuel; com ele veio o avivamento, com ele a palavra não era mais rara, pelo contrário agora Deus falava todo dia e toda hora, porque tinha um Nazireu para ouvir e um Nazireu para falar, homens especiais para momentos especiais.
- José: Deus resolveu levantar um nazireu que era José, Deus o separou no tocante aos seus irmãos, a Bíblia chama José de Nazir um homem que foi consagrado a Deus, e porque ele foi consagrado a Deus ele recebeu uma missão especial de salvar o mundo da época, se José não tivesse no Egito todos teriam morrido, Deus precisava de alguém que pudesse entender, que pudesse sondar o Seu coração para trazer uma palavra que pudesse mudar o mundo, na época esse alguém foi José, ele foi Nazir, uma missão especial precisava de um homem especial. Depois de José nós vemos Moisés, Deus levantou Moisés, Deus levantou Josué para dias especiais, depois Deus levantou Davi e tantos outros. De tempos em tempos o Senhor levanta Nazireus.
Guia do Compartilhamento
1) A eternidade faz parte da sua vida ou você só pensa no hoje?
2) Existe algo em sua maneira de viver que te caracteriza como uma pessoa consagrada ao Senhor?
3) Se em sua vida houve momentos de queda, você deseja a restauração do Senhor?
Ore para que cada membro da célula seja um nazireu consagrado ao Senhor. Ore por aqueles que querem renovar sua consagração ao Senhor e por aqueles que caíram mais que querem restauração.

Palavras da Célula 2º semana de julho 2011 (12 à 16 de julho)

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células. Privilégios e Perigos da Ceia - 2ª.parte. (12 ou 16 de Julho).
(Leia 1ª.Coríntios 11:23-27).

O que significa comer indignamente? Posso estar participando da ceia indignamente?Para a igreja de Corinto o participar indignamente da ceia está detalhado no vers. 21 (leia).
*Antecipadamente - É para aqueles que achavam que a reunião estava muito demorada e comiam o pão e bebiam o cálice e iam embora antes de terminar a reunião.
* Reverência - Uma das coisas que nós precisamos aprender como igreja do Senhor é a reverência, precisamos entender que existem coisas que são sagradas.
O Batismo e a Ceia são as duas ordenanças deixadas por Jesus de modo que não temos opção de participar ou não, é cumprir e pronto.
Quando viemos para estar na mesa do Senhor não podemos participar de qualquer jeito.

Temos que ter reverência, respeito a Deus e a sua Presença. A ceia é algo tão sério que o Senhor a deixou para sermos abençoados.

A igreja de Corinto fez com que a ceia resultasse em doença e morte. (Leia 1ª.Coríntios 11:28-30). Parece inacreditável, mas pessoas que participaram da ceia na igreja de Corinto e o fizeram indignamente, ficaram fracos, doentes e alguns até morreram.
Na Bíblia são mencionados os pecados que são para morte e os que não são para morte. Todo pecado é transgressão diante de Deus, mas nem todo pecado é igual aos olhos de Deus. O pecado tem gradação, como se vê nas seguintes expressões bíblicas: “grande pecado” (Ex 32.30,31); “maior pecado” (Jo 19.11); “muito grande pecado” (1 Sm 2.17; 2 Sm 24.10); “muitos pecados” (Lc 7.47); “multidão de pecados” e “multiplicar pecados” (Ez 16.51; Os 13.2; Tg 5.20).
O Pecado Para a Morte.
A Palavra de Deus fala de “pecados que são para a morte”, algo muito sério. (Leia 1ª.João 5:16.) Na verdade todo pecado é para a morte, mas cedo ou mais tarde ele vai matar. Dependendo de sua gradação, traz como conseqüências: sofrimentos, morte espiritual, morte física e até perdição eterna. São, na verdade, tipos de pecado que levam o seu praticante à morte física prematura.
Todavia, nem todo pecado vai matar, se não estaríamos todos mortos. Mas o Apóstolo João diz que alguns são para a morte.
O que é o Pecado para morte? É aquele que vai resultar em morte física.
“Pecado para morte é aquele pecado que a pessoa comete e continua nele, o resultado vai ser morte física prematura”.
Um dos pecados para a morte registrados no Novo Testamento foi os coríntios tomaram a ceia indignamente (Leia 1ª.Coríntios 11:28-30).
A Bíblia Sagrada fala de não poucos que dormem. Será que a Bíblia se refere aqueles irmãos que dormem durante o culto? Dormir aqui é simbólico significa que a pessoa participou da ceia indignamente e morreu fisicamente.
A Palavra de Deus não está dizendo que essas pessoas não eram dignas de participar da ceia. A palavra de Deus está dizendo que elas participaram indignamente da Ceia.
O que é participar do corpo indignamente?
Tem irmãos que infelizmente ignoram a Ceia do Senhor e não a valorizam. Para o verdadeiro cristão deveria ser um dia especial. É um momento sagrado que Deus estabeleceu para nos encontrar com Ele. Pessoas que nem aparecem nem sabem o dia da ceia, que não tem nenhum interesse na ceia, não estão desprezando a mesa do Senhor?.Isso com certeza é tratar a mesa do Senhor indignamente.
Alguns podem dizer: participar da ceia indignamente não é estar em pecado? Não! Dia da Ceia é dia do perdão. Dia da Ceia é para aqueles que venceram pelo sangue do cordeiro. “É vergonhoso pecar, mas não crer no sangue é mais vergonhoso ainda”.
Tem gente que não vem para o culto no dia de ceia, outros na hora da ceia não participam porque dizem não estar digno de participar da ceia. Então é bom não morrer hoje porque se você não pode tomar a ceia no meio de nós pecadores, vai conseguir tomar a ceia diante de Deus?
Dia de Ceia é dia de pisar na cabeça do diabo e dizer que você é livre! Dia de Ceia deveria ser dia de festa, dia de celebrarmos a morte de Jesus porque Ele ressuscitou, e não dia de chegarmos ao culto e dizermos: “ah não estou em condições hoje”. A nossa condição é pela fé na obra do Senhor Jesus, eu não sou justo baseado nas minhas obras, eu sou justo baseado nas obras do Senhor Jesus. Dia de Ceia é dia de Vitoria!
GUIA DO COMPARTILHAMENTO.
1) O que a Ceia representa para você?
2) Você se prepara de uma forma especial para o culto de Ceia? Como?

3) Está disposto a fazer uma aliança de não ficar mais sem tomar a Ceia do Senhor?
Orem para que o Espírito Santo traga temor e reverência nos corações no dia da Ceia.

Ore para que todo impedimento dos irmãos participarem da célula sejam quebrados.

Palavras da Célula 1º semana de julho 2011 (5 à 9 de julho)

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células.

Privilégios e Perigos da Ceia - 1ª.parte. (05 ou 09 de Julho).
Leia:1ª.Coríntios 11:23-33.
A Bíblia nos mostra a importância da ceia, que é a comunhão do sangue e do corpo de Cristo. O dia da ceia com toda a Igreja é o dia da comunhão.
Muitas pessoas equivocadamente têm a idéia que a ceia é opcional, e pensam que eles podem optar em não participar da ceia. Você não pode escolher! Você já faz parte da comunhão do corpo!. Você já está inserido dentro de um corpo.(Leia 1ª.Coríntios 10:17).
Quando nos juntamos para participar da ceia estamos participando de um sacrifício espiritual, é como se estivéssemos levantando ali um altar a Deus. E quando comemos a ceia estamos participando desse altar. (Leia 1ª.Coríntios 10:18)
O próprio Senhor está sentado nesta mesa esperando que seus filhos venham comer com ele a ceia e desfrutar de sua presença e comunhão.
Infelizmente alguns filhos de Deus equivocadamente têm desprezado este momento de aliança, infelizmente muitas pessoas acabam ignorando e faltando no dia da Ceia na Igreja. É como um pai que mensalmente quer renovar sua aliança com seus filhos e marca este dia de comunhão com todos seus filhos, mas infelizmente muitos por motivos fúteis nem aparecem.

Somente duas mesas. (Leia 1ª.Coríntios 10:19-21).
Segundo a Bíblia Sagrada existem duas mesas apenas.

A mesa do Senhor e a mesa dos demônios. A mesa do Senhor que é colocada no dia da ceia e quando participamos desta estamos em comunhão com o próprio Deus. Porém existe outra mesa que é colocada diante de nós: a mesa da idolatria, a mesa da indiferença, a mesa dos escarnecedores.
Nós como filhos de Deus temos que escolher que mesa nós vamos participar. A igreja primitiva participava da mesa do Senhor todos os domingos, ou seja, eles se reuniam semanalmente para participar da mesa do Senhor. Hoje fazemos uma vez por mês e muitos ainda não aparecem.
Alguns por motivos justificáveis, outros porém são indesculpáveis diante de Deus.

PRIVILÉGIOS EM PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR (1ª.Cor. 11:23-26)
Paulo diz que recebeu esse ensino direto do próprio Senhor. Ele não participou com os outros apóstolos da ultima ceia, e foi o próprio Jesus que revelou isto a ele.
1-PRIVILÉGIO DE OLHAR PARA O PASSADO
“Em memória de mim” Quando participamos da Ceia temos que olhar para o passado.
Houve um dia que a graça de Deus se fez gente em Jesus de Nazaré e ele andou entre os homens, curou os enfermos e livrou os oprimidos do diabo e foi para a Cruz do Calvário morrer por cada homem deste planeta e cumpriu o propósito da redenção de Deus.(1ª.Coríntios 11:25)
O Senhor diz: “vem participar da ceia comigo e faça isso em memória de mim para vocês lembrarem o que eu fiz por vocês”.
- Memória daquilo que o sangue alcançou - Memória que já fomos perdoados.
-Memória que já fomos lavados- Memória que já não há nenhuma acusação contra nós.
- Memória que não há mais maldição e que não há mais culpa - Memória que você tem acesso ao Pai porque fosse é filho de Deus
- Memória que a graça superabundante do Senhor está no seu coração.
-Memória que as misericórdias do Senhor estão sobre nossas vidas.
2-PRIVILÉGIO DE OLHAR PARA O FUTURO
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha (1ª. Cor.11:26).
Ele vem!O Senhor Vem!. Esta é a bendita esperança da igreja do Senhor!.
O verdadeiro cristão tem isso no coração e sabe que a esperança deste mundo não ‘são partidos ou governantes, mas seu clamor é “Venha Teu Reino Senhor” e que a Sua vontade seja feita aqui na terra como ela é feita no céu.
Nesse próximo domingo (10/07) Celebraremos a Ceia do Senhor às 19h, que você não despreze esse momento. Esteja na comunhão com Cristo e com Sua Igreja.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO.
1) Você tem dado a devida importância a Ceia do Senhor em sua igreja?
2) O que tem impedido você de tomar a Ceia?Está disposto a resolver isso?

3) O que não sabia sobre a Ceia que aprendeu hoje?
Orem para que todos os impedimentos para a participação sua e dos outros irmãos da célula na ceia sejam quebrados.

Ore para que cada membro da célula tenha revelação do significado da Ceia.

Ore para que na ceia deste domingo uma nova unção venha sobre a Igreja.