domingo, 25 de setembro de 2011

Palavras da Célula 27 de Set. e 01 de Out.

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células.
Oração e jejum para uma grande colheita. (27 de Set. e 01 de out.).

Leia os textos: Lucas 18:1; 1ª.Tess.5:17; Lucas 5:34-35; Mateus 17:21.
A oração verdadeira é o segredo da vitória no trabalho e na vida pessoal; é a mais poderosa arma contra os poderes das trevas, e a chave para o sucesso em cada área da vida; é a chave que abre os tesouros do céu para o homem.

Cada esforço no Reino de Deus só terá sucesso se for gerado e sustentado pela oração, uma vez que todo sucesso na vida cristã é proporcional ao tempo de oração: 10% oração = 10% de sucesso; 50% de oração = 50 % de sucesso; 100% de oração = 100% de sucesso. Por isso, devemos seguir o conselho da Palavra e orarmos constantemente e intensamente.
Por que devemos orar e jejuar? A partir da próxima semana iniciaremos nossa campanha de Oração e Jejum intitulada: “Fé para uma grande colheita”. Mas afinal de contas será que jejum e oração são tão necessários?

Muitos crentes acreditam que não precisamos jejuar e orar tão frequentemente eles mostram isso quando não participam dos Projetos de oração e jejum, outros não querem se sacrificar para colher o melhor de Deus.

A grande verdade é que a oração e o jejum é uma semeadura que produzirá dentre muitas coisas uma nova realidade espiritual na vida de cada um. Homens e mulheres usados por Deus em toda a Bíblia, jejuaram: Moisés, Davi, Esdras, Neemias, Daniel, Paulo. O próprio Jesus somente deu início ao seu ministério com 40 dias de jejum.
O que é jejum e oração?
Jesus deixou claro que o jejum deve fazer parte da vida do cristão, ao dizer: “Quando jejuares” (Mt.6:16) e “naqueles dias jejuarão” (Lc.5:34-35). A igreja primitiva também conhecia a prática do jejum (Atos 13:2,3).

Jejum não é simplesmente abstinência de alimentos ou de alguma coisa. Acima de tudo é colocar Deus no lugar supremo. É colocar a oração em primeiro lugar. Há momentos em que devemos comer e beber com alegria e gratidão, que devemos dormir; se divertir com nossa família, mas há momentos que devemos voltar às costas para tudo isso e buscar a face do Senhor por algum tempo com toda nossa atenção e energia. O espírito do jejum é um desejo ardente de estar com Deus em oração, por alguma razão específica, maior que qualquer desejo. Separar um tempo em jejum e oração é dispor-se a um sério trabalho com uma persistência que não aceitará a negação. Jejum é simplesmente colocar de lado a todo peso e toda a distração que impede nossas orações. O jejum manifesta a intensidade de um desejo, a grandeza de uma determinação e o poder da Fé. O jejum, portanto, revela, fervor e a sinceridade da busca as respostas à oração.

Por isso, jejuaremos e oraremos a partir de 03 de Outubro, porque desejamos uma grande colheita de almas e uma colheita abençoada em nossa vida pessoal.
Prepare-se espiritualmente para o jejum:
*Peça ajuda ao Espírito Santo e faça uma lista dos seus pecados. *Confesse cada pecado que o Espírito mostrar e creia no perdão do Senhor. *Perdoe a qualquer um que o tenha ofendido. *Busque o enchimento do Espírito. *Reconheça o Senhorio de Cristo e recuse-se a fazer sua própria vontade. *Coloque uma expectativa no seu coração pelo mover de Deus. *Esteja ciente que enfrentará uma guerra espiritual. *Separe diariamente um período de oração, adoração e leitura da Palavra de Deus (se possível bem cedo, pela manhã). *Durante o jejum coisas ocultas do coração poderão aflorar como mau humor, lascívia, sensualidade, impaciência, ansiedade. *Posicione-se em santidade. Haverá muito mais sensibilidade ao mundo espiritual e ao Espírito Santo. *Permita que o Espírito Santo use você para evangelizar e testemunhar de Cristo aos perdidos.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
• Qual foi sua experiência no último projeto de jejum e oração?.
• Você está disposto a participar do projeto Fé para uma grande colheita que começará no dia 03/10?
• Informe a sua célula sobre o lançamento do projeto que acontecerá no domingo dia 02 e confirme a participação de todos.
Ministração: Ore pela participação de cada membro no Projeto Fé para uma grande colheita. Ore por muitas conversões na sua célula durante o projeto. Ore para que não haja nenhum impedimento a participação de todos no jejum e oração.

sábado, 24 de setembro de 2011

domingo, 11 de setembro de 2011

PALAVRAS DA CÉLULA MÊS SETEMBRO 20 e 24/09

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células.
A prática da fé . (20 e 24 de Setembro).

Texto: Leia Hebreus 11:6.
O princípio de tudo é a fé, e nada acontece senão por meio da fé. Durante os anos temos procurado muitas formas de agradar a Deus. Mas não há meios se não for pela fé.

Porque será que em meio ao povo de Deus existem pessoas bem sucedidas e pessoas vivendo uma vida de fracassos? Pessoas sem sonhos, em crise, desanimadas?

Será que essa não deveria ser a realidade apenas daqueles que estão fora da Igreja? Fora da Igreja isso seria normal, natural, mas porque isso também ocorre dentro da Igreja?

Embora todos estejam dentro da Igreja, ouvindo o mesmo pastor, a mesma palavra, não são todos que praticam. E esta é a grande diferença entre aqueles que estão em progresso, ganhando e avançando, eles praticam aquilo que ouvem.

1 – FÉ É PRATICAR AQUILO QUE OUÇO (Leia Tiago 1:22-25): Quando deixamos de praticar o que ouvimos é por não acreditar que aquela palavra era para nós. Temos como exemplo o paralítico de Betesda que há 38 anos aguardava a cura, ao descer o anjo movia as águas, sendo que o primeiro que entrasse era curado. O paralítico colocava a culpa por ninguém ajudá-lo, porém ao ser encontrado por Jesus recebeu a palavra de ordem: “Levanta-te, toma a tua cama e anda”. Assim como o paralítico, muitas vezes culpamos “ninguém” nos ajudar, porém a palavra que o Senhor dá para nós é esta: “Levanta e anda”. Viver em fé é viver praticando o que ouvimos e não o que sentimos.

2 – A FÉ TEM TAMANHO:
a - A Fé pode ser grande (Leia Mateus 8:5-10): Vemos um exemplo de uma grande fé na palavra de Jesus, o centurião.O que fez Jesus declarar: “até hoje não encontrei uma fé tão grande como essa”.
b - A Fé pode ser pequena (Leia Mateus 8:23-26) – Logo após constatar a fé do centurião ele viu a pequena fé de seus discípulos.
Existem dois tipos de pessoas na Igreja: homens de pequena fé e homens de grande fé. O homem de pequena fé vê o barco afundar, assim como o homem sem fé.

3 – PRECISAMOS DISCERNIR DE QUEM É A VOZ QUE FALA CONOSCO (Leia Gênesis 22:1-2): Nesta ocasião Deus põe Abraão à prova, ele reconhece a voz de Deus, responde e prontamente se dispõe a obedecê-lo. Existem três vozes, mas somente uma é de Deus, não podemos ser confundidos, existem - a nossa voz (consciência); - a voz do diabo; e a - a voz de Deus. A voz de Deus para Abraão já era familiar, embora o que Deus pediu a ele parecesse “loucura” aos olhos naturais, através da resposta de Abraão Deus lhe proporcionou uma experiência totalmente nova e maior que as que ele tivera até aquele momento, por isso Abrão foi levado para um lugar mais alto em Deus. Da mesma maneira o Senhor deseja fazer conosco, porém precisamos reconhecer sua voz e sair daquilo que “todos já vivem”. O religioso gosta de sempre ouvir a mesma coisa, fazer a mesma coisa. Mas para subir de nível com Deus é necessário reconhecer Sua voz, obedecê-la e não desistir, ainda que pareça loucura.

4 – A FÉ FALA (2ª.Coríntios 4:13 e Gênesis 22:7-13) . Abraão precisava de um cordeiro e disse: “Deus proverá”.Precisamos declarar aquilo que cremos, Abraão chamou a existência aquilo que ainda não existia em sua vida e por isso, a provisão veio da parte de Deus. Deus providenciou um cordeiro para o sacrifício.Quando cremos na Palavra e a declaramos liberamos a provisão de Deus, assim Abraão declarou Jeová Jiré (que em hebraico significa: Deus Provedor).
Sua vida pode estar seca espiritualmente, financeiramente, ministerialmente mas através da fé e da confissão da Palavra o poder de Jeová Jiré transformará sua vida em um grande manancial. Quando o poder de Jeová Jiré se manifesta, temos tudo o que nos é necessário, tudo isto através da fé.

GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
• Fale algo que você necessite e que crê que receberá através da fé.
• Suas palavras são palavras de fé ou de incredulidade?
• Sua fé tem feito de você um vencedor? Compartilhe uma experiência que alcançou através da fé.

Ministração: Façam um ato profético, levando cada membro da célula a declarar o seu milagre, logo depois declarem o de crescimento e multiplicação da célula para o alvo estabelecido.

PALAVRAS DA CÉLULA MÊS SETEMBRO 13 e 17/09

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células.
O batismo no Espírito Santo. (13 e 17 de Setembro).

TEXTO: Leia Atos 1:5 e 8.

INTRODUÇÃO: O batismo no Espírito Santo ou a plenitude do Espírito é a maneira que Deus estabeleceu para que vivamos cheios de sua presença.

Queremos que a glória de Deus nos encha não somente em nossas reuniões, mas queremos que esta glória nos acompanhe, quando estivermos caminhando pela rua, quando estivermos andando de carro, quando estivermos no silêncio em nossa casa, enfim, em todos os lugares.

Uma maneira para manter a glória de Deus em sua vida é o orar em línguas. O Novo Testamento fala de quatro categorias diferentes de línguas. Duas são para a ministração pública, e duas para um relacionamento pessoal com Deus.

1 – LÍNGUAS QUE SÃO UM SINAL PARA OS INCRÉDULOS (1ª.Coríntios 14:22 e Atos 2:5-11): Estas línguas ocorrem quando o Espírito Santo transcende nosso intelecto e nos dá a habilidade de falar em outra língua na qual não tivemos nenhum treinamento anterior ou habilidade de falar. Isto é dado conforme a vontade do Espírito Santo.

2 – LÍNGUAS DADAS PARA INTERPRETAÇÃO (1ª.Coríntios 12:10): Esta segunda categoria de línguas também é para a ministração pública. Estas línguas são línguas divinas; não há dialetos iguais a eles na terra. Estas línguas estão em uma das nove categorias de dons do Espírito Santo listado em I Co. 12.10. Estas línguas quando interpretadas são parecidas com a profecia. Por esta razão Paulo diz, "pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se a interpretar, para que a igreja receba a edificação" (1ª.Coríntios 14.5).

3 – LÍNGUAS PARA ORAÇÃO PESSOAL (1ª.Coríntios 14:14-15): Note que Paulo está identificando especificamente estas línguas como orações, não línguas para ministrar a igreja. É dito também no mesmo capítulo, "Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus" (1Co 14.2). Quando falamos em uma das duas línguas públicas estamos falando aos incrédulos (línguas para um sinal), ou para a igreja (línguas para a interpretação); mas quando estamos orando em línguas falamos a Deus, não aos homens.

4 – LÍNGUAS PARA A INTERCESSÃO (Romanos 8:26-27): A última das quatro categorias de línguas é a da intercessão, que é quando nos levantamos no meio da oração pedindo por ou em favor de outro. Não sabemos o que está acontecendo com nossos amados ou com os outros em necessidade, mas o Espírito de Deus sabe.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE ORAR EM LÍNGUAS?
- A EDIFICAÇÃO PRÓPRIA (1ª. Coríntios 14:4): Através da oração em línguas Deus vai construindo o Seu tabernáculo dentro de nós pelo Espírito. Em Efésios diz que estamos sendo edificados para habitação de Deus no Espírito e a medida que vamos avançando vamos nos tornando pedras vivas para a edificação da Casa de Deus.
- CONSCIÊNCIA DA PRESENÇA DE DEUS (1ª.Coríntios14:14): “Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”.
- NOS TRAZ REVELAÇÃO (1ª.Coríntios 14:2): Quanto mais oramos em outras línguas mais o nosso espírito estará edificado para receber no íntimo os mistérios e a verdade de Deus para nossas vidas. Mas que mistérios são esses? São as verdades de Deus que estiveram ocultas dos homens desde a fundação do mundo. As verdades que você seria incapaz de compreender com a mente natural.
- ATIVA A NOSSA FÉ (Judas 1:20): A oração no Espírito em conjunto com a Palavra ativa a nossa fé, nos levando a outro nível de fé, intrepidez e ousadia.
-GERA DESCANSO (Isaías 28:11-12): Um dos resultados imediatos do tempo a sós com Deus orando em línguas e atentando para Deus no íntimo é a paz que inunda o coração. A profunda paz e a tranqüilidade de espírito é uma das conseqüências mais importantes da oração em línguas, pois a paz e a fé operam conjuntamente. E é maravilhoso quando a paz domina a sua mente.
- LIVRA-NOS DOS ATAQUES MALIGNOS (Efésios 6:18): Quando passamos tempo orando em línguas entramos numa nova dimensão. Uma dimensão acima da operação da carne e por estarmos no Espírito podemos vencer todas as investidas do mundo, da carne e do diabo.

GUIA DO COMPARTILHAMENTO:

1) Já foi batizado no Espírito Santo?
2) Com que freqüência você ora em línguas? Quando ora percebe diferença em seu dia-a-dia?

3) Você já teve alguma experiência marcante quando orava em línguas?
Ministração: Líder junto com seu líder em treinamento ministre sobre sua célula o batismo no Espírito Santo, prepare uma música para tocar durante a ministração de fundo.

clip- CANÇÃO DO APOCALIPSE - DT13 - domingo 11/09/11 Santa ceia do Senhor!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

sábado, 3 de setembro de 2011

PALAVRAS DA CÉLULA MÊS SETEMBRO 06 À 10/09

Estudo para a Célula / Maanaim – Igreja em Células.
A transformação do Caráter. (06 e 10 de Setembro).

Leia: 1ª.Pedro 2:21; 1ª. João 2:6, 2ª Coríntios 3:18.
INTRODUÇÃO:

O maior projeto de Deus para as nossas vidas é nos tornarmos semelhantes a Cristo. O nosso Deus tem prazer em transformar vidas, mudar comportamentos, restaurar o homem. A grande mentira do diabo é a seguinte: Jesus salva, mas não transforma (“Ele te salvou, te tirou do inferno, mas não te transforma, você continua sendo a mesma pessoa”). A grande verdade é que Jesus salva, restaura, regenera e transforma (Filipenses 1.6).

Os grandes homens da Bíblia também foram transformados a ponto de terem seus nomes mudados.
A humanidade está dividida em dois tipos de pessoas:
- Aqueles que estão mortos - Aqueles que estão vivos.
- Aqueles que são inimigos de Deus - Aqueles que são amigos de Deus.
- Aqueles que estão debaixo de condenação - Aqueles que foram justificados.
- Aqueles que são escravos - Aqueles que são livres.
- Aqueles que são estrangeiros perante Deus - Aqueles que são cidadãos do céu
- Aqueles que são bastardos -Aqueles que são filhos de Deus
- Aqueles que nasceram da carne - Aqueles que nasceram do espírito
- Aqueles que são rebeldes a Deus - Aqueles que são submissos
- Aqueles que estão em trevas -Aqueles que estão na luz
- Aqueles que são cegos -Aqueles que vêem
- Aqueles que estão perdidos -Aqueles que são salvos.

Todos os dias devemos nos perguntar se estamos seguindo os passos de Jesus.

Quatro elementos para transformação do caráter:

1 – TRANSFORMADO PELA PALAVRA DE DEUS (Leia João.6.63):
Quando Deus fala as coisas mudam, a Bíblia é muito mais que um manual de doutrinas é a Palavra de Deus: gera vida, produz fé, produz mudança, afugenta o diabo, realiza milagres, cura feridas, transforma circunstâncias e sobre tudo, edifica o caráter. Existem somente duas fontes para adquirir conceitos e conhecimento: o mundo ou a Bíblia. Devemos nos encher da Palavra de Deus:
A – lendo; B – estudando (II Tm.2.15); C – meditando; D – memorizando; E – como arma (Ef. 6.17); F – confessando;

2 – TRANSFORMADO PELAS PROVAÇÕES (Leia 2ª. Coríntios 4.17): Jesus nos alertou dizendo: que no mundo teríamos problemas ninguém está isento da dor e do sofrimento. Ninguém tem a oportunidade de passar a vida sem problemas. Nem todos são grandes problemas, mas todos são importantes para o processo de crescimento.
Por que Deus permite que passemos por problemas? Para que sejamos mais íntimos dele (Sl. 34: 18).

3 – TRANFORMADO PELA VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO: Embora a tentação seja a principal arma de satanás para a destruição, o Senhor quer utilizá-la para o seu crescimento. A tentação é uma oportunidade para o seu desenvolvimento e maturidade espiritual. Cada tentação pode se tornar um degrau em seu crescimento espiritual, em vez de ser pedra de tropeço.
O que isso tem a ver com a minha transformação de caráter?
Toda vez que vem a tentação e você escolhe fazer o bem ao invés de pecar, está desenvolvendo o caráter de Cristo.

4 – TRANSFORMADO PELO FOGO E PELA GLÓRIA DE DEUS (Leia Hebreus.12.29/ Isaías 6:6-7/ Mt.3.11-12/): O fogo para a santidade transforma a nossa vida também e nos faz mais parecidos com Jesus. O fogo transformou a vida do profeta Isaias. O fogo é como o amor ele faz parte da essência de Deus. O fogo e a glória estavam estritamente ligados a adoração a Deus

GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
1) Você vê transformações em sua vida? Cite algumas.
2) Qual foi sua maior experiência de transformação até aqui? Foi através da Palavra, das Provações, das Tentações ou do Fogo e da Glória De Deus?
3) Com que intensidade você tem valorizado, lido e meditado na Palavra de Deus?
Tempo de oração: Ore para que o caráter de Cristo seja formado em você, peça ao Espírito Santo que produza uma transformação em sua vida e em cada irmão de sua célula.