terça-feira, 31 de julho de 2012

Palavra da célula semana 30/07 à 04/08

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 30/07 a 04/08).
O pecado não terá domínio sobre você.
Introdução: Leia Romanos 6.1-14.
Esse texto é uma argumentação do apóstolo Paulo, por causa de uma afirmação errada que alguns cristãos estavam fazendo. Paulo estava ensinando que “onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus” (Rm 5.20). Ou seja, aqueles que são mais pecadores, mais experimentam da graça de Deus, e aqueles que têm a vida mais torta recebem a bondade e tolerância de Deus.
O pecado é algo que destrói, é algo que não podemos brincar, não lidamos com o pecado de forma leviana, somos um povo chamado para a santidade (Ef. 1.3).
SETE MENTIRAS COMUNS QUE SÃO DITAS A RESPEITO DO PECADO:
1 - O PECADO TRAZ FELICIDADE (Leia Romanos 6:23): Essa é a base de toda mentira do diabo, as pessoas pensam que se não pecarem não serão felizes. O mundo acha que o crente é triste. É isso que o mundo pensa do crente, que crente não pode isso ou aquilo, não pode ir pra balada, é cheio de proibição. Muitos pensam que estão aproveitando a vida quando tem uns minutos de prazer. Depois que passa aqueles minutos vem a depressão, a angústia e o vazio, vem o gosto da morte, a escravidão. Tudo tem um preço, somente a graça de Deus é dada livremente, qualquer prazer que tenhamos, vai nos cobrar um preço. O pecado cobra salário e o pagamento é morte.
2 - EU POSSO DEIXAR O PECADO QUANDO EU QUISER (Leia João 8:34): Há pessoas que pensam que tem domínio sobre o pecado. O diabo os deixa brincar. Essas pessoas vão ao culto e depois vão para o pecado. O diabo sempre procura diminuir a gravidade das coisas, faz com que tudo pareça pequeno e inofensivo. O pecado é como uma droga, chega uma hora que essas pessoas vão querer sair e não vão conseguir mais. Jesus diz para ser radical com o pecado. Devemos ser radical com aquilo que nos faz pecar (Mt 5.29-30). Se houver esta radicalidade contra o pecado, nós experimentaremos a verdadeira alegria na presença de Deus.
3 - EU CONSIGO VENCER O PECADO SOZINHO (Leia Romanos 8:13): Nós não vencemos o pecado sozinhos, sem o Espírito Santo de Deus, nem por força de vontade, nem por ser disciplinado, nem porque é forte em si mesmo. Homem nenhum é capaz de vencer o pecado por si mesmo, para vencer o pecado você precisa ser cheio do Espírito Santo. Quem não é cheio do Espírito Santo cai em frustração e desespero, vive na inconstância, porque luta contra o pecado sem precisar ter comunhão com Deus. Devemos ser cheios de Deus e quando formos cheios do Senhor conseguiremos dizer não para o pecado. Não adianta querermos ser um crente vencedor, sem uma vida diária com Deus. É preciso que oremos todos os dias ao Senhor, que estejamos em comunhão, louvando, lendo a Palavra, dependendo de Deus.
4 - É IMPOSSÍVEL VIVER DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS (Leia 1ª. Coríntios 10:13): Pessoas constantemente pensam que o padrão da Palavra de Deus é alto demais para ser vivido. Por que o inimigo joga esta mentira que é impossível viver em santidade? Porque isso aplaca nossa consciência quando nós viermos pecar, o diabo quer que tenhamos paz quando pecamos. Quanto mais pensamos assim, mais lidaremos com naturalidade com o pecado. Nós estamos aqui para obedecer ao Senhor em todas as coisas. Essa é a Igreja de vencedores, aquela que obedece em todas as coisas, que lida com o pecado dessa maneira.
5 - VOCÊ NÃO PRECISA TRATAR COM O PECADO ASSIM TÃO RÁPIDO: Quanto mais tempo ficarmos no pecado, sem se arrepender e sem confessar, mais difícil vai ser abandonar e quebrar as forças do hábito. Quanto mais esperamos, mais nossa resistência diminui, quanto mais adiamos mais queremos repetir. Precisamos ter temor do pecado, e temor das suas consequências.
6 - ESSE PECADO NÃO TEM CONSEQUÊNCIA (Leia Hebreus 10.26,30-31): Deus não vai permitir que seus filhos vivam no pecado, quem é filho sempre vai ser disciplinado, quem nunca é disciplinado é porque não é filho, quem é filho é corrigido. Nunca pense que a disciplina de Deus é indolor. Hoje em dia, ninguém mais fala que Deus castiga, mas isso é um engano, Ele castiga porque é Pai. Muitos preferem acobertar ao invés de ver o filho passar vergonha, mas Deus não se importa em passar vergonha com seus filhos.
7 - PRA VOCÊ NÃO TEM MAIS JEITO, POR ISSO PODE IR EM FRENTE E PECAR: O novo convertido tem essa luta, porque o inimigo põe isso na cabeça dele. Que ele está brincando com Deus, que não nasceu pra ser crente, que ele não consegue viver a santidade. Acham que não tem mais perdão. O inimigo quer nos convencer disso, mas não é verdade. Ele quer dizer que nós estamos abusando, que já passamos dos limites. Mas temos que lembrar que as misericórdias de Deus não têm fim, elas renovam-se a cada manhã. Deus não perde a paciência conosco, Ele não se cansa de nós. Ele disciplina porque ama, mas não desiste de nós. Ninguém pode nos arrebatar das mãos Dele. Nada pode nos separar do amor Dele. Somos alvo do amor Dele! Ele vai completar a obra que Ele começou em nossa vida. Nós fomos chamados para a santidade e já recebemos toda a provisão necessária para viver a vida cristã. A felicidade está na presença de Deus, na obediência.
Guia do Compartilhamento:
1) O que você tem feito para se manter cheio do Espírito Santo?
2) Como você tem obtido vitória contra o pecado?
Compartilhe!
Ore: por aqueles que querem viver uma vida vitoriosa sobre o pecado.
Ore por enchimento do Espírito nesta reunião de célula.
Ore pelos alvos de multiplicação da célula e da igreja.
Comunicados: *Quarta-feira – 19h30 Reunião dos Vencedores e Domingo às 19h– Celebração. *Matrículas Abertas para a Escola de Ministério – Faça sua inscrição – início – 02/08. * Encontro com Deus – dias 24 a 26/08 – Envie pelo menos uma pessoa.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Palavra da célula semana 09 à 14/07/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 09/07 a 14/07).
Testando a nossa fé.
Introdução: Leia Mateus. 9:29. Nós tendemos a conseguir o que esperamos da vida.
Tendemos a ver o que esperamos ver. Tendemos a ouvir o que esperamos ouvir.
E somente realizamos o que cremos que vamos realizar. Esta é a lei da fé.
Porque “segundo a vossa fé é que vos será feito”. Por isso, precisamos que a nossa fé cresça. E como isso pode acontecer? O segredo é que Deus edifica a nossa fé, testando-a através das dificuldades. Ele faz com que a nossa fé cresça colocando-a a prova.
A fé é como um músculo que quando é exercitado se desenvolve. DUAS MANEIRAS DE VIVER. Existem duas abordagens para a vida e nós teremos de escolher uma delas.
Nós podemos escolher viver pelo medo, como parece que Jó vivia (Leia Jó 3:25), ou nós podemos escolher viver como o apóstolo Paulo pela fé (Leia Filipenses 1:20).
Nós podemos ser otimistas, ou podemos ser pessimistas. Podemos andar baseado na fé ou no medo. COMO SE MANTER CHEIO DE FÉ:
1 - SEMPRE COMECE O SEU DIA COM FÉ (Leia Salmos 5:3): Comece o seu dia com fé. A base da nossa fé é a Palavra de Deus e você deve confessá-la constantemente, você vai perceber que a sua fé gradualmente vai se fortificar e crescer.
2 - OLHE PARA AS CIRCUNSTÂNCIAS DE FORMA POSITIVA (Leia Romanos 8:28): Nem tudo é bom, mas olhe para as situações procurando algo de bom. Deus é especialista em extrair o bem do mal. O Senhor fecha uma porta para nós hoje, para amanhã, abrir uma maior ainda. Muitas se abrirão, porque o Senhor nos conduz de Glória em Glória. Não desanime se porventura uma porta se fechou. É o que a Palavra de Deus diz. Ninguém pode fechar a porta que Ele abre. Se Deus nos colocou numa posição, só sairemos dali quando Ele quiser.
3 - ENTREGUE SEUS PROBLEMAS AO SENHOR (Leia 1ª. Pedro 5.7): Então, o que devemos fazer quando a situação parece impossível? Entregue a Deus o seu problema. Quando tudo parecer que está fora de seu controle, nós devemos se entregar a Deus.
4 - ELIMINE AS PALAVRAS NEGATIVAS (Leia Efésios. 4:29): Não use palavras venenosas em seu falar. Use somente palavras que edificam. O tipo que traz riqueza espiritual. Tiago 3:5 diz que a língua é um órgão pequeno, mas que pode fazer um grande estrago. Devemos parar de falar e se concentrar no que não queremos que aconteça e se concentrar naquilo que nós buscamos.
5 - ANDE COM PESSOAS DE FÉ (Leia 1ª.Coríntios. 15:33): Se a nossa atitude é positiva ao olhar para as circunstâncias, nós teremos condições de ministrar fé para vê-las sendo transformadas. Aquele que está cheio do Espírito não olha as circunstâncias como os outros olham, ele não vê os problemas como os outros vêem, mas procura enxergar tudo na ótica de Deus. Por isso ele vê aquilo que os outros não vêem, contempla o que os outros nem vislumbram. Esse é o homem de fé.
6 - LEMBRE-SE DO SEU FUTURO (Leia Efésios. 3:20): Quando nós estivermos desanimados e quisermos mudar o ambiente, devemos nos lembrar do nosso futuro. A Bíblia chama o nosso futuro de bendita esperança. Esta vida não é o fim. A nossa verdadeira vida ainda está por começar quando o Senhor Jesus voltar.
Guia do Compartilhamento:
 • Qual tem sido sua atitude diante dos problemas e adversidades?
 • Atualmente qual é o estado da sua fé? O que você está disposto a fazer para fortalecê-la?
• Qual milagre você crê para este ano?
Oração: Orem uns pelos outros pelo fortalecimento da fé de cada um, para que os irmãos perseverem quando os testes surgirem. Ore por necessidades pessoais.
Comunicados: *Quarta-feira – 11/07 – Vigília Radical das 19h30 às 22h30.
* Domingo 15/07 às 19h– Celebração com Pr. Alessandro Viana (Sta. Catarina).
*Matrículas Abertas para a Escola de Ministério – Curso de Maturidade no Espírito – início – 02/08. *Oração no prédio da Igreja de segunda a sexta das 7h30 às 8h30 – Participe!