segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PALAVRA DA CÉLULA SEMANA 15 À 20/10/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 15/10 a 20/10).
A Revelação da Casa de Deus (parte 2).
 Introdução: Leia Gênesis 28. 10 a 22.
Hoje, nós vamos compartilhar um pouco mais sobre a experiência do patriarca Jacó.
Vamos nos deter na atitude que ele teve no momento em que ele despertou do sono.
Está no verso 18: “Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite.” Isso aqui é algo precioso, porque nos mostra que a verdadeira edificação é baseada em dois elementos:
A palavra e o Espírito.
Primeiro Deus falou depois Jacó entornou azeite. Sabemos que o azeite aponta para o Espírito de Deus. Nunca se esqueça disso.
A verdadeira edificação da casa de Deus precisa desses dois elementos: A Palavra e o Espírito. Agora ,vejamos algo mais.
O verso 18 diz que Jacó pegou aquela pedra que lhe serviu de travesseiro e erigiu uma coluna. Isso é algo tremendo. Porque cada ação de Jacó tinha a ver com a visão que ele teve.
Só há casa de Deus se houver gente disposta a ser coluna.
E o que significa ser coluna? Precisamos ver primeiramente a utilidade da coluna. Para que serve uma coluna?.
Vejamos pois: A coluna fala de....
I – COLUNA FALA DE MEMORIAL (V.18) O que é um memorial? É algo que você faz para durar mais do que você. É algo que quando você passar vai servir de referência para aqueles que vão continuar. A Bíblia está cheia de memoriais. Em Josué 4, quando o povo atravessou o Jordão o Senhor ordenou que os chefes das tribos pegassem doze pedras para edificar um altar que servisse de memorial aos seus filhos no futuro (Js.4.4-7).
Quando você quer manter algo para a próxima geração, você constrói um memorial. O que isso significa para nós hoje? Significa que a igreja é um lugar onde você constrói alguma coisa que não é para você. Se o que nós estamos edificando vai permanecer depois que nós partirmos, então estamos de fato edificando casa para Deus. Mas, se eu vivo essa vida somente em função da minha necessidade momentânea o que eu estou fazendo perde o propósito. Nós precisamos despertar a igreja para fazer algo grandioso. Algo que vai ultrapassar os limites da nossa geração. Algo que não termina em nós mesmos.
 II – COLUNA FALA DE FIRMEZA (v.18) O que isso nos ensina? Que a igreja é edificada com gente firme. Gente que não é vacilante. Não é alguém que hoje está e amanhã não está. Quando vem a tribulação ou (tubulação) a parede cede. Mas a coluna fica firme e a tubulação tem que ser desviada. a) Tem gente que só está firme enquanto não tem problemas: Temos que ter firmeza para continuar seguindo a Deus diante dos problemas e dificuldades.
b) Tem gente que só está firme enquanto está com dinheiro no bolso: Acabou o dinheiro, a pessoa desanima, perde o humor, chuta o cachorro, grita com os filhos. Temos que continuar firmes na bonança e na necessidade. Na fartura ou na escassez.
 c) Tem gente que só está firme quando está em boa saúde: Se pegar um resfriado, a pessoa esfria na fé. Já começa a achar que vai morrer, que Deus a abandonou, que não tem condições. Temos que permanecer firme mesmo nos ventos contrários.
d) Tem gente que só está firme quando está tudo sob o seu controle: Tem pessoas que se as coisas saírem um pouquinho que seja do seu controle, elas já de desestruturam totalmente e perdem a firmeza. E nessas horas as palavras vão revelar a estrutura da pessoa: “Eu não tenho cabeça para orar!”. “Estou sem cabeça para ir à reunião da célula ou no culto”. Firmeza significa que os rios vão transbordar, os ventos vão soprar, mas você vai permanecer onde você foi estabelecido e não vai mover seu pé dali.
III – COLUNA FALA DE SUSTENTAÇÃO (V.18) Coluna aguenta muito peso. Na verdade todo o peso de uma construção está sobre as colunas. A igreja deve ser um pilar forte, porque carrega grande peso. Isso significa que a infra-estrutura do Reino depende da força das igrejas locais.
Se a igreja é fraca, o Reino de Deus é fraco, porque o Reino deve ser sustentado pela igreja. Você sabe a diferença de uma coluna para uma parede? A parede compõe o ambiente, mas a coluna sustenta o prédio... A parede fecha, mas se tirar ela o prédio fica em pé.
Mas a coluna não pode ser mexida. Uma parede pode ser quebrada e levantada quantas vezes o dono da casa quiser. Mas a coluna ela ficará na mesma posição. Tem gente que ajuda a encher a igreja. Mas tem gente que sustenta a obra. Tem gente que vai à célula. Mas tem gente que faz a célula acontecer. Tem gente que fica feliz com os Encontros.
Mas tem gente que sustenta para que o Encontro aconteça a cada mês. Tem gente que de vez em quando dá uma oferta. Mas tem gente que sustenta financeiramente a obra de Deus sendo fiel nos dízimos e nas ofertas. Tem gente que carrega uma Bíblia, mas tem gente que sustenta o testemunho do Senhor no meio da nossa geração com a sua própria vida. Isso é ser coluna!
GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
1) Tudo o que Deus faz ele o faz pela Palavra e pelo Espírito. Você tem tido essas duas experiências em sua vida? Compartilhe!
2) Quando vêm os problemas e dificuldades você mantém firme a sua fé ou pensa em chutar o balde e abandonar ao Senhor e a igreja?
3) Avaliando sua vida hoje você diria que você é mais parecido com uma coluna ou com uma parede, na obra de Deus? Por quê?
Ore: Para que cada um de vocês tenha revelação do que é a Casa de Deus. Ore por aqueles que querem ser uma coluna na Casa de Deus.
Compartilhe o alvo de sua célula para este ano e ore por isso!
COMUNICADOS: Encontro com Deus: Você pode ser um instrumento para mudar o destino de alguém, é neste final de semana. Você já inscreveu alguém?.
Casa de Milagres: Fale como está o Projeto. Reuniões: *Quarta-feira – 19h30 e Domingo às 19h. Oração no prédio da igreja: de segunda a sexta das 7h30 às 8h30.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

BOLETIM MÊS OUTUBRO/12

PLAVRA DA CÉLULA - semana 08 à 13/10

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 08/10 a 13/10).
A Revelação da Casa de Deus.
Introdução: Leia Gênesis 28. 11 a 22.
A igreja é chamada na Bíblia de “A CASA DE DEUS”.
Hoje vamos compartilhar um pouco sobre a revelação acerca dessa casa.
Vamos basear a mensagem de hoje na experiência de Jacó. Nós podemos aprender muito com essa história de Jacó, mas nos deteremos em uma expressão que ele faz sobre a Casa de Deus. Está no verso 17: “E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.” A porta fala de.... I - CONEXÃO (VERS 17). Nesse sentido essa revelação é extremamente significativa para nós como igreja. Porque a igreja precisa ser um lugar de conexão entre os céus e a terra.
Quando falamos de conexão, significa acesso. Sabe o que mais deve nos alegrar ao ler esse texto, é saber que fazemos parte de uma igreja que tem sido a porta dos céus para muita gente. Se nós fossemos coletar o testemunho de cada pessoa que tem conhecido ao Senhor através da nossa igreja, nós teríamos um livro. Nesse sentido podemos dizer também que cada uma de nossas células tem sido a porta dos céus para muitos. Na interpretação do sonho de Jacó ele disse que a casa de Deus é a porta dos céus. Então podemos concluir que a igreja só é casa de Deus se estiver conduzindo pessoas a Deus. Se ela está fazendo a conexão entre o homem e Deus. Por isso o importante não é onde nos reunimos: se numa escola, numa casa, em uma praça. A questão é: estamos conectando o homem a Deus? Então é casa de Deus! Como você sabe que é de fato igreja? É se você está ou não conectando outras pessoas a Deus!
II – COMUNHÃO (V.17) Quando falamos de comunhão, nesse momento não estamos referindo a comunhão entre os irmãos. Não estamos falando de você se sentar na mesa tomar uma xícara de café e comer um pão francês com o irmão. Não é isso que estamos falando.
A comunhão é entre Deus e o homem. Jacó teve uma visão celestial. Ele pode sentir Deus naquele momento. Isso nos leva a crer que a Casa de Deus tem a ver com o ambiente. Você pode ter muitas pessoas reunidas num lugar e não ter a casa de Deus. Porque o ambiente é contaminado.
O ambiente é carnal. O ambiente é natural. O que caracteriza de fato a casa de Deus, é o ambiente onde percebemos a presença de Deus. Portanto, só é igreja se tiver a vida de Deus fluindo. Se uma reunião não tem a presença de Deus ela não tem nada. Porque numa reunião pode faltar o pastor, pode não ter lanche, pode não ter ar condicionado. Pode não ter cadeira acolchoada. Mas tem que ter a presença de Deus! Vida de Deus é algo difícil de explicar mais fácil de perceber. Quando a vida de Deus está fluindo todos conseguem perceber de imediato.
III – MANIFESTAÇÃO (V.17) Agora, note cuidadosamente: não é porta para o céu, é a porta do céu. Não é a entrada para o céu, não é a porta para entrar no céu; é a porta para o céu vir a nós. É a porta do céu, não para o céu. É a porta que o céu usa para vir a nós.
Uma igreja deve se tornar uma porta para Deus, é uma porta na terra, é uma entrada para que a esfera divina invada a esfera humana, para que o sobrenatural invada o natural, para que o celestial invada o terreno. A casa de Deus é o instrumento que Deus usa para se manifestar na terra. Nosso trabalho como igreja é caminhar em concordância! Temos que concordar acerca da nossa igreja, da nossa célula, dos nossos desafios para que o Senhor se manifeste. Porque só ter um povo reunido não significa que é casa de Deus. Para ser casa de Deus precisa haver a manifestação dos céus na terra. Eu quero desafiar você a manter a porta aberta para que os céus se manifestem!
IV– PROTEÇÃO (V.17) A porta de uma cidade assim como a porta de uma casa servia não apenas para acesso, mas também para proteção. Isso nos mostra que a casa de Deus tem que ser um lugar de proteção para nós. Muitos não conseguem enxergar o quanto que a igreja exerce um poder protetor em sua vida. Muita gente simplesmente não valoriza o fazer parte do corpo. Mas isso é algo chave para manter você na rota. Você não pode sobreviver nesse mundo sozinho!
Quando você se isola, sua vida cristã vai perdendo a qualidade e você vai entrando num processo de desânimo e esfriamento espiritual! Aos poucos você perde até mesmo o temor de Deus e começa a se envolver com o pecado ou simplesmente viver uma vida natural. Ouça algo muito importante. Enquanto você está ligado á igreja, você estará protegido. Porque um irmão é proteção na vida do outro. Um irmão guarda o outro. A igreja é que protege você contra o pecado.
Quando você está no meio dos irmãos você está protegido porque um irmão serve como vigia na vida do outro.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
1) Você tem experiências de conectar pessoas a Cristo? Compartilhe!
2)Você tem sido marcado pela comunhão e manifestação do Senhor através da vida do Corpo em sua caminhada da fé? Compartilhe!
3)Cite situações da sua vida que te levaram a concluir que a Casa de Deus é lugar de Proteção. Compartilhe!
Ore: Para que cada um de vocês tenha revelação do que é a Casa de Deus. Ore para que sua célula seja a porta dos céus, conectando pessoas para Cristo. Compartilhe o alvo de sua célula para este ano e ore por isso!
COMUNICADOS: Encontro com Deus: Vamos levar 50 pessoas para esse Encontro seja um instrumento de Deus conectando pessoas a Cristo. Você já inscreveu alguém?. Dias 19 a 21/10.
Casa de Milagres: Fale como está o Projeto.
Reuniões:
*Quarta-feira – 19h30 e Domingo às 19h CELEBRAÇÃO E CEIA DO SENHOR. Oração no prédio da igreja: de segunda a sexta das 7h30 às 8h30.

Palavra da célula semana 01/10 a 06/10/12

Estudo para a célula / Maanaim – igreja em células (semana 01/10 a 06/10).
Os Valentes de Davi.
Introdução: Leia 1º. Samuel 22:1-2.
Todos nós sabemos que Davi foi um matador de gigantes. E, no ano 1.050 a.C. ele foi ungido rei de Judá; mas, por causa do ciúme de Saul, ele foi obrigado a fugir e a viver em cavernas.
Davi encontrou uma caverna chamada Adulão, que se tornou o quartel general do seu exército.
Aquela caverna se tornou um centro de treinamento, onde grandes matadores de gigantes foram formados. E sabe quem são as pessoas que se juntaram a Davi? Pessoas que eram consideradas como lixo, a escória da sociedade. Gente que, aos olhos humanos, não tinha nenhum valor.
De certa forma, a formação do exército de Davi aponta para a formação da igreja, pois a igreja é formada por homens e mulheres rejeitados pelo mundo, gente em quem ninguém acredita, gente que o mundo desprezou, que a família duvidou, que os vizinhos falaram mal.
Deus está pegando esses homens, jovens e mulheres e transformando em verdadeiros matadores de gigantes.
1 - OS REJEITADOS (1º. Sm 22:1): Se lermos os versos anteriores aos que lemos acima, vamos observar que Davi passou por um processo de grande rejeição em sua vida. Primeiro, foi rejeitado por Saul e seus maiorais; depois, pelo rei de Gate, de forma que, sem ter para onde ir, ele se refugiou em Adulão. Da mesma forma que o reino de Davi tinha um lugar para os rejeitados, Adulão, o reino de Deus também tem. Sabe por quê? Porque o Senhor Jesus passou pelo pior tipo de rejeição que um homem pode passar, e Ele pode nos compreender plenamente (Leia Isaías 53.3). Foi com homens rejeitados que Davi levantou o seu exército, e é com pessoas rejeitadas que o Senhor está levantando o exército do Seu reino também.
2 - OS SOCIALMENTE IRRECUPERÁVEIS (1 Sm 22:2): O verso 2 diz que Davi se ajuntou a homens que "estavam em dificuldades". Quem eram os homens que viviam em dificuldades ou em aperto? Eram os criminosos, ladrões, os adúlteros. Todo tipo de pessoa que tinha culpa no cartório. Homens considerados pela sociedade irrecuperáveis e, por isso mesmo, condenados à pena de morte. Mas, para surpresa de muitos, quando aqueles homens em aperto se refugiaram em Adulão, lá eles encontraram alguém que os colocou no processo de reciclagem. Davi os treinou, e muitos deles se tornaram oficiais do exército real, homens de grande utilidade para o reino de Davi. Da mesma forma, quando nós passamos a fazer parte do reino de Deus, ninguém mais pode nos condenar, porque todos nós fomos alvo da mesma graça (Leia Romanos 8:1). Há muitas pessoas que já desistiram de si mesmas, que não acreditam mais que podem mudar de vida. Devemos encontrar essas pessoas e alistá-las no exército do Senhor. Vamos levantar um exército para Deus!
3 - OS FALIDOS: O texto nos diz ainda que para lá foram também todos os endividados, pessoas que tinham dívidas e não podiam pagar, pessoas que experimentaram a falência nos negócios, pessoas que quebraram. Talvez nós também já tenhamos experimentado uma falência nos negócios, na família ou até moral. Talvez nós tenhamos se tornado pessoas sem crédito. Mas, mesmo assim, ainda podemos fazer parte do exército do Senhor. Em Adulão, há perdão para nós (Leia Colossenses. 2.14). Se desejamos levantar um exército real, então temos que ver em cada pessoa falida, quebrada, desesperançada, um soldado em potencial desse exército. Essas pessoas estão por toda parte, mas precisam de alguém que as agrupe e que desperte nelas o espírito da realeza. Há muitos príncipes e princesas vivendo na mendicância, e Deus quer nos usar para ativar neles a consciência do Reino de Deus.
4 - OS ESPIRITUALMENTE INSATISFEITOS: Diz o texto que além dos rejeitados, criminosos, endividados, também se juntaram a Davi os "descontentes". Esses descontentes, a priori, não eram pessoas rejeitadas, não eram criminosos, não eram falidos, não eram pessoas sem crédito; eram pessoas de boa reputação, pessoas bem-aceitas socialmente, pessoas que pagavam suas contas em dia, mas diz o texto que essas pessoas se juntaram ao lixo da sociedade e foram para a caverna de Adulão, porque elas eram angustiadas de espírito, insatisfeitas com a vida religiosa daquela comunidade.
No Reino de Deus, há lugar para os rejeitados, para os que convivem com uma carga de culpa e são condenados pelas pessoas. Há lugar para os que faliram emocionalmente, na família, os que quebraram. Mas há lugar também para aqueles, que tem tudo, mas vivem com o seu espírito angustiado. (Leia 1ª. Coríntios 1.26-28).
Guia do Compartilhamento
• O que você enxerga quando olha para alguém? Como você enxerga o verdadeiro valor que cada pessoa tem?
• Você se vê em alguma dessas situações? O que você tem feito para levantar um exército real?
• Você tem enxergado os valentes que Deus tem colocado a sua volta? Ore: Desafie cada irmão da célula a juntar-se ao exército que o Senhor está levantando nesses dias.
Ore por aqueles que querem ser valentes de Davi.
Momento da Campanha: Ore pelos cartões de oração e por alguns motivos de oração (da folha), orem todos juntos ou em grupos pequenos.
*Casa de Milagres: Fale do Projeto, quando iniciará a Casa, recrute aqueles que serão os missionários deste projeto, e Ore pelas “casinhas” distribuídas aos líderes em treinamento.
Comunicados: Reuniões: *Quarta-feira – 19h30 e Domingo às 19h. Oração no prédio da igreja: de segunda a sexta das 7h30 às 8h30 e 19h às 20h.Encontro com Deus 19 a 21 de Outubro – Inscreva uma pessoa com seu líder de célula.
ATENÇÃO DOMINGO ENCERRAMENO DO JEJUEM E ORAÇÃO NO CULTO ÀS 19H.