terça-feira, 19 de março de 2013

Palavra da Célula semana 18 a 23/03/13

Maanaim – Igreja em células. Edificação para a célula: A importância da disciplina espiritual. (Semana de 18/03 a 23/03)
TEMA DA EDIFICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ESPIRITUAL.
 Leia 1ª. Tessalonicenses 5.17. Introdução: Somos parte de uma geração moderna que desaprendeu a orar. Antigamente, quando um agricultor estava para fazer uma semeadura ou uma colheita ele orava a Deus, exercitava a sua fé pedindo a Deus que a chuva viesse no tempo certo ou que mesmo não chovesse por causa da colheita. Hoje ele entra na internet vê a previsão do tempo e faz conforme o serviço de metereologia. Então ele não precisa mais orar.
Pesquisas revelam que a média diária de oração dos líderes evangélicos é de 22 minutos. Isso nos mostra o quanto a oração tem ocupado um lugar secundário na vida dos cristãos.
Aprender a orar é um dos grandes desafios e uma das grandes necessidades na vida de todo o crente. Isso, porque a verdadeira oração você faz em primeiro lugar exercitando o seu espírito. E nós temos aprendido que o espírito precisa ser exercitado, a alma transformada e o corpo disciplinado.
Então, antes de falar diretamente sobre oração, temos que falar sobre a importância da disciplina espiritual. Por que nós precisamos ter disciplina espiritual? Nós sabemos que o nosso espírito foi regenerado. Jesus disse em Mateus 26, que o nosso espírito está pronto. Isso significa que a obra de Deus no seu espírito já foi completada. Mas a nossa alma está sendo transformada e esse processo de transformação envolve disciplina. Quanto ao nosso corpo, precisamos trazê-lo para debaixo do governo da vontade do nosso espírito. Portanto a disciplina espiritual é fundamental.
Mas quando falamos de disciplina espiritual, devemos lembrar alguns aspectos importantes a saber:
I - DISCIPLINA ESPIRITUAL NÃO É LEI – LEIA Romanos. 6.14 1.1. A Palavra afirma que aqueles que nasceram de novo, não estão mais debaixo da lei.
1.2. O que é lei? Lei é Deus dizendo faça. O que é graça? Graça é Deus dizendo deixa que eu faço por você. Lei é tudo aquilo que você pode fazer para tentar agradar a Deus. Graça é reconhecer que Deus está feliz com você por causa do sacrifício do Senhor Jesus.
1.3. A maioria de nós veio de uma formação religiosa romana. Aprendemos a rezar o Pai Nosso e a Ave Maria. Muitos cresceram lendo as ladainhas nas missas. Recitando pela manhã a oração de São Francisco. Mas nunca foram ensinados a se relacionar com Deus.
* Oração implica em relacionamento. Não é uma questão de cumprir um rito ou repetir algumas frases. É uma questão de se relacionar e tocar a vida de Deus.
II - A DISCIPLINA NÃO ME TORNA MAIS PRÓXIMO DE DEUS, MAS ME FAZ MAIS ÍNTIMO. 2.1. A disciplina não me torna mais próximo de Deus, mas me faz mais íntimo. Parece uma contradição de termos, mas não é. A proximidade com Deus vem por causa do sangue de Jesus. Foi através do sacrifício de Cristo na cruz do calvário que o véu do templo se rasgou de alto a baixo e nos permitiu entrar no santo dos santos. * Tem gente que pensa que se ele for à igreja e cumprir um rito religioso ele estará mais perto de Deus. Isso não é verdade. A única coisa que nos aproxima de Deus é o sangue do cordeiro. Todavia a oração me torna mais sensível à presença de Deus.
III - A DISCIPLINA COLOCA O CORPO DEBAIXO DA SUJEIÇÃO DO ESPÍRITO: LEIA 1ª. Coríntios. 9.27 3.1. Não há cristianismo sem disciplina. Nosso corpo não pode ser mudado, por isso é que no futuro receberemos um novo corpo, um corpo glorificado. Mas enquanto estivermos aqui, devemos trazer o corpo debaixo de sujeição e disciplina.
• Paulo fala que dia após dia, ele colocava o seu corpo debaixo de severa disciplina. Essa palavra “esmurro”, significa o golpe que um pugilista dá no seu oponente no nariz debaixo para cima com o objetivo de levá-lo ao nocaute.
• Nosso corpo deve cooperar com o Espírito para buscar a Deus. O nosso corpo não deve resistir aos impulsos do nosso espírito para buscar as coisas espirituais (Leia Rm.12.1).
• A verdadeira consagração é aquela que envolve os membros do nosso corpo. Muitas pessoas consagram coisas, objetos, carro, lugares, mas não consagram o próprio corpo a Deus. O resultado é que sem essa consagração, o corpo se alia a alma para o pecado.
• Portanto, a disciplina é para que o nosso corpo seja consagrado a Deus.
IV – A DISCIPLINA É IMPORTANTE PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ALMA: (Leia Romanos.12.2)
4.1. A nossa alma é transformada pela disciplina. Isso acontece prioritariamente de duas maneiras. a) Nossa alma é transformada pela renovação da mente: (Rm. 12:2). Nossa mente é renovada pela Palavra de Deus. b) Nossa vida é transformada por contemplar o Senhor (II Cor. 3:18).
• Você percebe que a primeira maneira como somos transformados tem haver com a Palavra. A palavra renova a nossa mente. Mas a segunda maneira pela qual somos transformados tem haver com o nosso espírito. É a comunhão do Espírito que nos leva a refletir a glória de Deus.
• Se você fica muito tempo adorando, louvando e orando ao Senhor, você vai ficar parecido com ele. Esse será o resultado prático em sua vida. Isso é colocar o espelho, é refletir o Senhor.
AVISOS: # ORAÇÃO NO PRÉDIO DA IGREJA DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 8H30 – PARTICIPE! #QUARTA-FEIRA ÀS 19H30 – CULTO DE AVIVAMENTO. # DOMINGO CELEBRAÇÃO ÀS 19H.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Palavra da Célula 04 à 09/03/13

TEMA DA EDIFICAÇÃO: RESTAURANDO A VIDA DE ORAÇÃO. Leia 1ª. Tessalonicenses 5.17.
Introdução: A oração é a chave para o sucesso em cada área da vida; é o segredo da vitória no trabalho de Deus e na vida pessoal.
Mas lembre-se: Orar não é fazer ladainha, orar não é fazer uma reza. Deus não tem prazer em que você faça isso.
Oração é um relacionamento do nosso espírito com o Espírito de Deus residente em nós. A Oração é uma arma poderosa para desfazer as obras do diabo. Mas a oração é também uma chave tremenda para abrir os tesouros dos céus para sua vida. Se você quiser experimentar o suprimento dos céus você precisa aprender a orar. O Diabo sabe disso, por isso ele faz tanta oposição à oração.
Quando você decide orar as resistências espirituais se levantam. Nós lutamos contra hostes infernais porque os demônios sabem o poder que tem a oração.
Quando vamos orar o telefone toca, você se lembra de coisas para fazer, alguém chama você, criança chora, alguém bate na porta ou toca o seu interfone.
Para restaurar a vida de oração precisamos entender alguns princípios:
 I - A ORAÇÃO É O NOSSO DEPENDENCIÔMETRO:
1.1. O alvo de Deus não é que você ore três vezes por dia, o alvo de Deus é que você viva uma vida de oração. Assim como você respira, você deve orar, a todo tempo.
1.2. Por quê? Porque a oração é um instrumento de Deus para medir o quanto nós dependemos dEle. Se você não depende de Deus você vive na carne. E a nossa dependência de Deus é medida pelo nosso tempo de oração.
1.3. Quem depende ora. Quem não ora é porque não depende.
Por isso, o primeiro requisito para uma vida de oração é necessidade.
 • Você já parou para observar que quando você está realmente num momento difícil você não apenas ora mais, como também ora com mais intensidade? Tem situações que nos obrigam a oração, porque nós entendemos que se Deus não intervir vai ser um caos.
A nossa vida de oração é restaurada quando nós entendemos que nada podemos fazer sem a direção dos céus. Portanto, se você depende, ore!
 II – A ORAÇÃO É COMUNHÃO COM DEUS:
 2.1. Nosso espírito foi unido ao Espírito do Senhor (Leia 1ª. Coríntios 6:17). E a maneira de nós desfrutarmos dessa comunhão é através da oração.
 2.2. Você foi amalgamado ao Espírito de Deus. Mas você ainda precisa conectar o seu espírito para perceber a presença do Senhor. - Por isso, independentemente de você ter ou não uma necessidade de pedir algo, a oração é um desejo do nosso espírito de estar permanentemente conectado no Senhor. Perceber a presença de Deus é vital.
Quando não desenvolvemos uma vida de oração nós perdemos a capacidade de perceber a presença de Deus. E quando isso acontece o senso de estar sozinho sem ninguém nos leva a ceder à tentação e ao pecado. A falta de oração portanto é um fator de quebra de consagração.
III - ORAÇÃO É COMUNICAÇÃO COM UM DEUS QUE NOS ENTENDE:
3.1. Deus é confiável porque nos entende. Certamente ele se fez homem para nos entender e ser nosso advogado.
3.2. Deus é uma pessoa acessível. E Ele alegra-se quando colocamos nele nossa confiança. Por isso Ele mesmo, providenciou os meios para se relacionar conosco: o sangue de Cristo. Por isso podemos nos aproximar dele confiadamente. O sangue nos deu poder de estar junto dele.
3.3. Quando nós oramos hoje, há um homem que está ao lado do pai e que intercede por nós. - Sim! Você pode orar! Muita gente não ora porque não sabe que Deus o entende. Ele acha que ele vai falar mas Deus não vai entendê-lo. Mas agora você sabe. Ore com ousadia. Ele está esperando a sua oração, para responder a você!
 IV - ORAÇÃO É O MEIO DE INVOCARMOS A JESUS:
4.1. “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). O homem vai a Jesus pela oração e todo o seu andar com Ele é firmado na oração. Observe que para ser salvo, você já começa orando. Não é uma oração longa... É uma oração que envolve apenas um grito de socorro: “Oh, Jesus, me salva!” E a salvação entra em você. É possível ser salvo sem uma oração? Não! Se você nunca chamou pelo Senhor você nunca foi salvo.
4.2. Comece o seu dia aquecendo o seu espírito pela manhã. Todos nós precisamos de aquecimento em todas as áreas do nosso ser. O seu corpo precisa de aquecimento. Se você não aquecê-lo apropriadamente ele não reage bem. O nosso espírito também, Ele tem que ser exercitado. Durante o dia crie o hábito de falar expressões como: “Oh Espírito! “Glória a Deus! “Aleluia” “Senhor Jesus!” Essas coisas têm o poder de liberar algo no reino do Espírito. * Quando o dia amanhecer aqueça o seu espírito! Levante a sua voz dê um grito de glória a Deus. Isso vai ativar sua vida de oração!
V - ORAÇÃO É A CHAVE PARA O MIRACULOSO:
5.1. Nós somos seres espirituais, não somos homens naturais. Nós somos um povo de outro planeta. O nosso Deus é um ser espiritual. Portanto, a nossa vida precisa ser uma vida de milagres. Não tem nada mais entediante do que uma vida cristã sem milagres, onde a gente vive a experiência natural de todos os mortais e nunca temos contato com o sobrenatural.
5.2. Todavia, milagres só acontecem quando damos acesso a Deus às nossas necessidades. Quando permitimos a ele tocar em cada área na nossa vida.
• Se você quer receber algo da parte de Deus você precisa orar. Se você quer ter uma vida cristã vitoriosa, você precisa orar. Deus deseja que nós oremos. Existem muitos milagres que vão acontecer na sua vida, quando você reativar sua vida de oração. E Hoje eu quero desafiar você a fazer isso! Você pode começar agora mesmo!
Conclusão: Eu sei que quando você se dispõe a orar, o seu corpo não quer, sua mente se recusa. Mas se você subjugar o seu corpo, comandar a sua mente, disciplinar os seus pensamentos e conectar seu espírito com Deus, coisas sobrenaturais vão começar a acontecer na sua vida. Recuse-se a estar numa reunião apenas como um espectador. Assuma uma atitude nas reuniões da igreja, na sua célula, a abrir a boca orar, clamar, invocar, pedir, profetizar o milagre de Deus.
GUIA DO COMPARTILHAMENTO:
1)Você se considera dependente de Deus? Por quê?
2)Como anda sua vida de oração? Irá mudar alguma coisa a partir de hoje?
3)Você tem experimentado milagres de Deus em sua vida?Compartilhe!
 * MOMENTO DE ORAÇÃO: Vamos aproveitar a oportunidade e orar uns pelos outros e também pela célula, pelo líder, e pelo alvo de multiplicação.
*MOMENTO DAS OFERTAS: Compartilhe um texto bíblico sobre ofertas, veja se alguém quer contar um testemunho financeiro e depois entreguem as ofertas.
AVISOS: CEIA DO SENHOR – DOMINGO ÀS 19H. / REUNIÃO DE ORAÇÃO SEGUNDA A SEXTA ÀS 7H30.
AVISOS PARA O LÍDER: COMECE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL A CONSOLIDAÇÃO COM OS ENCONTRISTAS, NÃO DESPREZE ESSA TAREFA. QUARTA-FEIRA ÀS 19H30 – REUNIÃO DE AVIVAMENTO E DISCIPULADO PARA TODOS OS LÍDERES E FUTUROS LÍDERES.